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O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas"

  O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas" O ambiente escolar contemporâneo tem se transformado em um campo complexo de interações emocionais intensas, tensões silenciosas e manifestações de comportamentos que escapam às compreensões tradicionais da disciplina e da pedagogia. Professores, diariamente, se deparam com o desafio de ensinar conteúdos curriculares em meio a um mal-estar que ultrapassa as barreiras do pedagógico, alcançando as esferas emocionais e relacionais. A sala de aula, longe de ser apenas um espaço de transmissão de conhecimento, revela-se cada vez mais como um espaço de conflito psíquico e de revelação de aspectos inconscientes tanto dos alunos quanto dos educadores. Diante dessa realidade, é necessário recorrer a olhares mais profundos e complexos para compreendermos o que está em jogo. A psicanálise, especialmente a contribuição de Melanie Klein, oferece ferramentas potentes para pensar os impasses das relaçõe...

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O Ciclo do Isolamento: Auto Ostracismo e Narcisismo Secundário



 O Ciclo do Isolamento: Auto Ostracismo e Narcisismo Secundário

O isolamento social, um fenômeno cada vez mais comum em tempos modernos, vai além de uma escolha consciente ou circunstancial. Na psicanálise, conceitos como o narcisismo secundário, desenvolvido por Freud, oferecem uma lente profunda para entender como o auto ostracismo se manifesta e impacta a saúde mental.

Freud descreveu o narcisismo como o direcionamento da energia psíquica (ou libido) para si mesmo, em vez de investi-la em relações e atividades externas. No narcisismo primário, essa energia é naturalmente autocentrada durante o início da vida. Já no narcisismo secundário, ocorre uma retirada de investimento do mundo externo: diante de frustrações ou feridas emocionais, a pessoa se recolhe, redirecionando sua atenção e energia para dentro de si.

O auto ostracismo pode ser entendido como um mecanismo de defesa inconsciente, em que o indivíduo escolhe afastar-se do convívio social para proteger-se de possíveis frustrações, rejeições ou sofrimentos. Essa escolha, porém, não é sem consequências. Inicialmente, o isolamento pode parecer uma forma de preservar a integridade emocional, mas, ao longo do tempo, pode desencadear sentimentos de solidão, melancolia e até depressão.

No contexto do narcisismo secundário, esse isolamento funciona como um retorno ao narcisismo primário: a pessoa, desiludida com o mundo externo, se fecha em si mesma, mergulhando em pensamentos e idealizações. Essa retração cria um ciclo onde a busca por segurança e proteção emocional reforça ainda mais a desconexão com o ambiente ao redor.

O desafio do auto ostracismo está em suas consequências a longo prazo. A ausência de trocas emocionais e interpessoais empobrece a experiência subjetiva, dificultando a reconexão com o outro e alimentando a sensação de que o mundo externo é hostil. Esse ciclo pode se tornar uma prisão emocional, onde o medo de sofrer inibe a busca por relações que poderiam trazer suporte e acolhimento.

Embora o isolamento social possa ser uma resposta defensiva diante de um mundo percebido como ameaçador, é fundamental reconhecer os riscos de permanecer desconectado por tempo prolongado. Encontrar formas de romper esse ciclo e resgatar a conexão com o outro é essencial para restaurar o equilíbrio emocional e construir uma experiência de vida mais rica e significativa.

 

 

 

Referências

Freud, S. (1913). 1914. Obras completas volume 12: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos In. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago.

Zamperini, A. (2010). L'ostracismo. Essere esclusi, respinti e ignorati (Vol. 513, No. PBE-Psicologia, pp. 1-250). Einaudi.

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