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O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas"

  O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas" O ambiente escolar contemporâneo tem se transformado em um campo complexo de interações emocionais intensas, tensões silenciosas e manifestações de comportamentos que escapam às compreensões tradicionais da disciplina e da pedagogia. Professores, diariamente, se deparam com o desafio de ensinar conteúdos curriculares em meio a um mal-estar que ultrapassa as barreiras do pedagógico, alcançando as esferas emocionais e relacionais. A sala de aula, longe de ser apenas um espaço de transmissão de conhecimento, revela-se cada vez mais como um espaço de conflito psíquico e de revelação de aspectos inconscientes tanto dos alunos quanto dos educadores. Diante dessa realidade, é necessário recorrer a olhares mais profundos e complexos para compreendermos o que está em jogo. A psicanálise, especialmente a contribuição de Melanie Klein, oferece ferramentas potentes para pensar os impasses das relaçõe...

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O Labirinto do Recomeço: Expectativas e Realidade no Início de Ano

 



O Labirinto do Recomeço: Expectativas e Realidade no Início de Ano

O início de um novo ano carrega consigo um simbolismo poderoso: um convite ao recomeço, à construção de novas metas e à renovação de propósitos. Porém, embutido nesse convite, encontra-se um campo minado de expectativas, desejos e ilusões que podem nos desviar da verdadeira essência de nossos anseios e necessidades.

A expectativa é a esperança projetada, a ânsia de que o futuro nos recompense com realizações que confirmem nossas vontades. Desejar algo é humano, mas quando o desejo se transforma em uma expectativa irreal, estamos a um passo de criar ilusões que mascaram o movimento natural da vida. O perigo reside em esquecer que a vontade — essa força que impulsiona o querer — é, ao mesmo tempo, liberdade e responsabilidade.

Estabelecer metas é essencial para o direcionamento de nossas ações. Elas nos oferecem propósito e sentido, guiando nossas escolhas. No entanto, quando confundimos o objetivo com a necessidade, corremos o risco de transformar aquilo que é um desejo em algo que percebemos como imprescindível. Esse equívoco nos lança no território da abstração, onde o que se almeja não possui raízes firmes na realidade, mas sim em fantasias ou projeções idealizadas.

No limiar do ano, muitas vezes somos tomados por um êxtase temporário. É o êxtase da possibilidade, uma embriaguez de planos, resoluções e promessas que, por vezes, nada mais são do que uma fuga momentânea da realidade. Alucinações simbólicas, que criam a falsa sensação de que o simples ato de desejar ou querer será suficiente para transformar o amanhã. O problema é que a realidade, inevitavelmente, nos traz de volta ao chão.

No fim, o início de um novo ano nos desafia a equilibrar o que queremos com o que é realmente necessário. Essa é a chave para evitar a armadilha da ilusão e do desespero gerado por expectativas frustradas. Transformar desejo em meta, meta em propósito e propósito em ação concreta é o caminho para transitar pelo labirinto do recomeço sem perder o sentido da jornada.

Renovar é um ato consciente, que exige olhar para as condições reais da vida e agir com determinação. Alucinar, por outro lado, é entregar-se ao devaneio improdutivo, à espera passiva de que o destino cumpra o que nossa vontade não sustenta. No limiar de um novo ciclo, é vital perguntar: estamos prontos para enfrentar a realidade com coragem ou seremos prisioneiros de nossas fugas e abstrações?

A resposta a essa pergunta definirá não apenas o ano que se inicia, mas o tipo de vida que estaremos dispostos a construir.

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