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O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas"

  O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas" O ambiente escolar contemporâneo tem se transformado em um campo complexo de interações emocionais intensas, tensões silenciosas e manifestações de comportamentos que escapam às compreensões tradicionais da disciplina e da pedagogia. Professores, diariamente, se deparam com o desafio de ensinar conteúdos curriculares em meio a um mal-estar que ultrapassa as barreiras do pedagógico, alcançando as esferas emocionais e relacionais. A sala de aula, longe de ser apenas um espaço de transmissão de conhecimento, revela-se cada vez mais como um espaço de conflito psíquico e de revelação de aspectos inconscientes tanto dos alunos quanto dos educadores. Diante dessa realidade, é necessário recorrer a olhares mais profundos e complexos para compreendermos o que está em jogo. A psicanálise, especialmente a contribuição de Melanie Klein, oferece ferramentas potentes para pensar os impasses das relaçõe...

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A Montagem da Personalidade Neurótica: Uma Análise Abrangente



 


A Montagem da Personalidade Neurótica:

Uma Análise Abrangente

Atualmente, é amplamente aceito que os distúrbios neuróticos têm sua origem na formação da personalidade e, em alguns casos, até mesmo no caráter do indivíduo. Essa aceitação começou a ganhar força a partir das contribuições de Sigmund Freud, que descreveu as neuroses como “doenças nervosas”. Freud argumentava que os sintomas psíquicos das neuroses simbolizam conflitos vividos na infância, revelando que as experiências infantis desempenham um papel crucial na configuração da saúde mental do adulto.

Freud fundamentou sua teoria sobre as neuroses na noção de inadequação da vida sexual do sujeito, sugerindo que essas dificuldades têm raízes profundas na infância precoce. Para embasar essa ideia, Freud introduziu o conceito de libido, uma energia psíquica vinculada ao desejo e às pulsões sexuais. Durante o desenvolvimento humano, a libido seria reorganizada em diferentes fases, cada uma delas centrada em uma “zona erógena” específica, como a oral, a anal ou a fálica. Esse processo de reorganização define não apenas as fantasias básicas do indivíduo, mas também suas modalidades de relação com os objetos e pessoas ao seu redor (Freud, 2016). 

A teoria freudiana é extensa e apresenta uma estrutura complexa que abrange aspectos biológicos, psicológicos e sociais do ser humano. Em sua essência, Freud via o desenvolvimento psíquico como um percurso dividido em fases, cada qual marcada por desafios e possibilidades de fixação. Por exemplo, na fase oral, o prazer está associado às atividades relacionadas à boca, como a alimentação e a sucção. Se, por alguma razão, a libido se fixa nessa fase, o indivíduo pode desenvolver um caráter marcado por avidez ou dependência, caracterizado pela busca incessante de "abocanhar" ou consumir tudo ao seu redor, tanto em termos físicos quanto simbólicos.

A formação da personalidade neurótica, segundo Freud, está intimamente ligada ao conceito de fixação da libido em uma dessas fases de desenvolvimento. Além disso, ele postulou que os conflitos neuróticos derivam do fluxo inadequado ou obstruído dessa energia psíquica. A concepção freudiana, portanto, adota uma perspectiva bio-fisicista, interpretando os fenômenos neuróticos como manifestações de desequilíbrios no sistema de energia psíquica do ser humano (Freud, 2016). 

Enquanto a teoria freudiana foca predominantemente nos aspectos intrapsíquicos e biológicos, escolas de pensamento mais recentes, como a chamada escola culturalista, trouxeram uma nova dimensão para a compreensão das neuroses. De acordo com essa abordagem, muitos conflitos neuróticos são, em última análise, determinados por condições culturais e sociais. Essa perspectiva sugere que os valores, normas e pressões sociais impostos ao indivíduo podem gerar tensões que contribuem para o desenvolvimento de sintomas neuróticos (Viana, 2009).

Por exemplo, um indivíduo criado em uma cultura que valoriza excessivamente o sucesso material pode sentir uma pressão constante para corresponder a esses padrões. Essa pressão pode levar à internalização de expectativas irreais e, consequentemente, à formação de conflitos internos. Assim, a neurose, nesse contexto, é vista como uma resposta a um desequilíbrio entre as demandas culturais e as capacidades internas do sujeito para lidar com elas.

Embora existam diferenças significativas entre as abordagens freudianas e culturalistas, muitos estudiosos contemporâneos buscam integrar essas perspectivas, reconhecendo que a formação da personalidade neurótica é um fenômeno multidimensional. Os fatores biológicos, como o fluxo da libido e a estrutura psíquica, interagem com os fatores culturais e sociais, criando um panorama complexo que molda a experiência de cada indivíduo (Schwartz,1981).

Por exemplo, um indivíduo pode carregar predisposições biológicas para a ansiedade ou a depressão, mas o ambiente em que ele é criado pode amplificar ou mitigar essas tendências. Um ambiente acolhedor e compreensivo pode oferecer ferramentas para lidar com essas predisposições, enquanto um ambiente opressivo pode reforçar a formação de padrões neuróticos.

A montagem da personalidade neurótica é um processo complexo que abrange aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. A visão freudiana destacou o papel dos primeiros anos de vida, as fixações da libido e os conflitos intrapsíquicos como elementos centrais na formação da neurose. Por outro lado, a escola culturalista ampliou essa compreensão ao incorporar o impacto das pressões sociais e culturais na configuração da saúde mental.

Compreender a interação entre esses fatores é essencial para desenvolver intervenções terapêuticas mais eficazes e humanizadas. Reconhecer que a neurose não é apenas um reflexo de processos internos, mas também uma resposta às demandas externas, permite abordar a saúde mental de maneira mais ampla, considerando o indivíduo em seu contexto completo. Assim, a análise da personalidade neurótica se torna um espelho poderoso para refletir sobre a complexidade da experiência humana.

Referência

Freud, S. (2016). Neurose, psicose, perversão. Autêntica.

Viana, N. (2009). Erich Fromm e a Renovação da Psicanálise. Revista Espaço Livre4(08), 31-37.

Schwartz, F. (1981). Psychic structure. The International Journal of Psycho-Analysis62, 61.

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