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O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas"

  O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas" O ambiente escolar contemporâneo tem se transformado em um campo complexo de interações emocionais intensas, tensões silenciosas e manifestações de comportamentos que escapam às compreensões tradicionais da disciplina e da pedagogia. Professores, diariamente, se deparam com o desafio de ensinar conteúdos curriculares em meio a um mal-estar que ultrapassa as barreiras do pedagógico, alcançando as esferas emocionais e relacionais. A sala de aula, longe de ser apenas um espaço de transmissão de conhecimento, revela-se cada vez mais como um espaço de conflito psíquico e de revelação de aspectos inconscientes tanto dos alunos quanto dos educadores. Diante dessa realidade, é necessário recorrer a olhares mais profundos e complexos para compreendermos o que está em jogo. A psicanálise, especialmente a contribuição de Melanie Klein, oferece ferramentas potentes para pensar os impasses das relaçõe...

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Incorporação no Cotidiano: A Dualidade de um Mecanismo de Defesa

 

 


Incorporação no Cotidiano: A Dualidade de um Mecanismo de Defesa

No dia a dia, é comum vermos pessoas adotando comportamentos, ideias e até mesmo estilos de vida de outras, seja de forma consciente ou inconsciente. Essa dinâmica, que pode parecer natural, quando analisada pela psicanálise, revela-se como um complexo mecanismo de defesa conhecido como incorporação. Introduzido por Freud em 1915, o termo descreve um processo psicológico em que o sujeito, de maneira fantasiosa, faz com que um objeto externo "penetre" no seu corpo. Mais do que uma simples assimilação, a incorporação envolve o desejo de destruir o objeto ou absorver suas qualidades, como uma tentativa de reforçar ou transformar a identidade do indivíduo (Roudinesco & Plon,1998). 

Esse mecanismo é distinto da introjeção, que ocorre em um nível mais simbólico e abstrato. A incorporação, por sua vez, está profundamente ligada à fantasia de incorporação física, ao desejo de controlar aquilo que é admirado, temido ou desejado. Embora carregue uma função protetora, pode ser tanto uma fonte de enriquecimento pessoal quanto um desencadeador de conflitos internos e externos (Roudinesco & Plon,1998).

A incorporação pode ser observada em diversos aspectos do cotidiano, muitas vezes de maneira sutil. Seja no âmbito profissional, pessoal ou social, as dinâmicas de admiração, inveja e aprendizado estão repletas de manifestações desse mecanismo.

A incorporação pode ser um recurso de desenvolvimento e amadurecimento quando o sujeito busca assimilar características que admira no outro. Imagine uma pessoa que, ao observar um colega de trabalho ou mentor, adota comportamentos como a serenidade em situações de estresse, a clareza na comunicação ou uma ética profissional exemplar. Ao incorporar essas qualidades, o indivíduo não apenas melhora sua performance, mas também molda sua identidade de maneira mais segura e equilibrada.

Outro exemplo é na criação de vínculos afetivos saudáveis. Em relações próximas, como entre pais e filhos ou amigos íntimos, o processo de incorporação de características positivas pode fortalecer laços e promover trocas enriquecedoras. Uma criança, ao incorporar valores éticos e morais dos pais, aprende a lidar com o mundo de maneira construtiva, incorporando aspectos que ampliam suas possibilidades de interação social.

Por outro lado, a incorporação pode se tornar um processo destrutivo, especialmente quando está enraizada em sentimentos como inveja, insegurança ou medo. Imagine alguém que, ao observar o sucesso de outra pessoa, sinta a necessidade de "possuir" as qualidades ou conquistas do outro. Nesse caso, o desejo de incorporar essas características pode se transformar em uma tentativa de desqualificar ou minimizar o objeto de desejo, criando conflitos nas relações interpessoais.

Essa dinâmica também é evidente em situações de competição desleal ou sabotagem, onde o sujeito, incapaz de lidar com suas inseguranças, busca destruir aquilo que admira no outro. Em vez de promover o crescimento, a incorporação, nesses casos, torna-se um mecanismo de autossabotagem, prejudicando tanto o sujeito quanto aqueles ao seu redor.

Um aspecto central da incorporação é o desejo de controle. Ao "incorporar" o objeto externo, o sujeito acredita que pode assimilá-lo e, ao mesmo tempo, anulá-lo como uma ameaça. Esse movimento paradoxal de aproximação e eliminação reflete a complexidade do mecanismo. Assim, a incorporação, além de ser um recurso de proteção, expõe fragilidades emocionais e a dificuldade de lidar com aquilo que é percebido como diferente ou fora de controle.

Por exemplo, em um ambiente de trabalho competitivo, um funcionário pode admirar as habilidades de outro, mas, ao mesmo tempo, sentir-se ameaçado por elas. A tentativa de incorporar essas habilidades pode ser acompanhada de críticas ou sabotagens que visam minimizar a influência do outro.

Diante dessas dinâmicas, torna-se essencial refletir sobre como absorvemos aspectos de outras pessoas ou situações. Estamos buscando aprendizado e crescimento, ou estamos agindo a partir de medos, inseguranças e ressentimentos?

Reconhecer a presença da incorporação em nossas interações diárias nos ajuda a usá-la de forma construtiva. Quando conscientes desse mecanismo, podemos transformar a admiração em inspiração, a competição em cooperação e a insegurança em autoconfiança.

Como todo mecanismo de defesa, a incorporação tem seu papel na proteção do eu. Entretanto, para que seja um recurso saudável, é necessário compreendê-la, integrá-la e equilibrá-la com o desenvolvimento de uma identidade autônoma. Dessa forma, o sujeito pode assimilar as qualidades externas de maneira construtiva, sem a necessidade de destruir ou se perder na influência do outro.

A incorporação, quando manejada com consciência, é um poderoso instrumento de evolução pessoal. Ela nos ensina que, ao invés de controlar ou destruir o outro, podemos aprender a coexistir, crescer e, ao mesmo tempo, preservar a nossa singularidade.

Referências

Fromm, E. (1983). Psicanálise da sociedade contemporânea.

Horney, K., Gil, F., & Dinis, J. S. (1966). A personalidade neurótica do nosso tempo.

Lipovetsky, Gilles. A era do vazio, ensaios sobre o individualismo. São Paulo: Manole 2006. 197p.

Mullahy, P. (1975). Édipo: mito e complexo: Uma crítica da teoria psicanalítica. Zahar.

Roudinesco, E., & Plon, M. (1998). Dicion‡ rio de psican‡ lise. Zahar.

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