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O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas"

  O Inconsciente em Cena: Relações Professor-Aluno sob a Ótica das Posições Kleinianas" O ambiente escolar contemporâneo tem se transformado em um campo complexo de interações emocionais intensas, tensões silenciosas e manifestações de comportamentos que escapam às compreensões tradicionais da disciplina e da pedagogia. Professores, diariamente, se deparam com o desafio de ensinar conteúdos curriculares em meio a um mal-estar que ultrapassa as barreiras do pedagógico, alcançando as esferas emocionais e relacionais. A sala de aula, longe de ser apenas um espaço de transmissão de conhecimento, revela-se cada vez mais como um espaço de conflito psíquico e de revelação de aspectos inconscientes tanto dos alunos quanto dos educadores. Diante dessa realidade, é necessário recorrer a olhares mais profundos e complexos para compreendermos o que está em jogo. A psicanálise, especialmente a contribuição de Melanie Klein, oferece ferramentas potentes para pensar os impasses das relaçõe...

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Homem Morto Sem Ser: A Exclusão do Sistema por Pensar Diferente

Vivemos em tempos em que a liberdade de pensamento é enaltecida em discursos, mas, na prática, ainda carrega um preço alto. Ser crítico, questionar crenças e desafiar valores estabelecidos é um ato de coragem que, muitas vezes, conduz à exclusão social, profissional e emocional. O homem que ousa pensar fora do molde do sistema é, simbolicamente, morto — não no corpo, mas em sua conexão com o meio.

Essa dinâmica nos remete à célebre Alegoria da Caverna de Platão. Imagine o prisioneiro que escapa da caverna, encontra a verdade fora da escuridão das sombras e compreende a realidade como ela realmente é. Ele poderia escolher viver sua liberdade, mas decide voltar e compartilhar sua descoberta com os que ficaram presos. O que ele encontra ao retornar? Hostilidade, incredulidade e, no fim, a morte simbólica e literal, pois o diferente é uma ameaça ao status quo.

O sistema, seja ele político, religioso, econômico ou cultural, não tolera bem os que desafiam suas estruturas. Questionar é iluminar, e a luz da consciência expõe as fraquezas e contradições que muitos preferem ignorar. O homem que pensa diferente, como o prisioneiro de Platão, é frequentemente rotulado como insano, perigoso ou herético, porque sua visão destoa da zona de conforto coletiva.

No mundo contemporâneo, isso ocorre de maneira mais sutil, mas igualmente brutal: cancelamentos, isolamento social e tentativas de deslegitimação são as "penas de morte" modernas para quem desafia o pensamento dominante. O paradoxo é claro: ao revelar a liberdade, o questionador é colocado em correntes ainda mais pesadas.

Mas o homem que questiona, mesmo "morto", deixa sementes. É em sua coragem que outras consciências começam a despertar. Como na caverna, talvez demore para que todos saiam das sombras, mas a verdade — incômoda e libertadora — permanece imortal. Assim, o homem que pensa diferente não é apenas um morto; é um semeador, cujos frutos só o tempo revelará.

Pensar diferente é um risco. Mas talvez, para quem encontra a luz, viver em conformidade seja o verdadeiro caminho para a morte.

                                                                 Prof. Gabriel Oliveira

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